TU-FCUL em Acção‎ > ‎HortaFCUL‎ > ‎

A SEMENTE

Como e quando surgiu o projecto?


     
A horta apareceu em meados de 2009, fruto do sonho de um grupo de alunos da faculdade que decidiu ir buscar à terra uma maneira sustentável de viver, aprender e crescer. Pensando da mesma forma que a Natureza, a Horta da FCUL apresenta-se como (i) um jardim alimentício/comestível, um espaço acolhedor partilhado por todos, (ii) um espaço de aprendizagem e troca de conhecimentos ou simplesmente (iii) um espaço onde se pode contemplar a beleza da Natureza.

    Conseguida a autorização institucional (diga-se que sempre teve o apoio da Direcção da FCUL)  rapidamente se pegou nas enxadas para se fazer as camas elevadas e o lago.

    O que antes era um banal relvado, hoje encontramos alguma abundância e biodiversidade, não só de plantas como também de muitos animais que fazem da Horta o seu espaço de eleição. Estes criam um espaço rico e único, aproveitando a simbiose dos vários elementos que a constitui.

    Com o passar dos ciclos naturais, podemos perceber que por cada Primavera que passa, a horta explora novas possibilidades, diversificando-se, crescendo e aproximando-se do seu equilíbrio natural.



Comments