TU-FCUL‎ > ‎Já aconteceu....‎ > ‎

TU na Faculdade Sustentável

O projecto TU (Transição Universitária) pretende facilitar a evolução/construção da visão da Faculdade com um exercício de reflexão… “Como vê a Faculdade em 2039?”

No passado dia 19 de Maio teve lugar no auditório grande da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa , a apresentação oficial do projecto TU  desenhado por alunos, ex-alunos e investigadores desta Faculdade.


A apresentação foi dividida em:

  • Introdução (o que é a transição – processo de ir de A a B)
  • Um momento de transição (breve peça de teatro onde se praticou, a título de exemplo, uma transição)
  • Condensação da introdução (exemplos de transição: 1 mundial; 1 Nacional; 1 Local)
  • Pausa de café (partilha de “sonhos” por parte do público– escrever os seus sonhos para a faculdade)
  • Momento de reflexão e partilha por parte dos 6 convidados, da sua opinião/visão para a faculdade dirigida por uma composição de perguntas e respostas.
  • Apresentação dos trabalhos de LSD (leadership for Sustainable Development) – curso pioneiro na Faculdade e também ele (sincronização) uma busca pela a integração holística da Faculdade para a Faculdade.
  • E por último, os próximos passos do projecto TU. A apresentação do inquérito à comunidade da faculdade e sociedade civil e apresentação dos resultados no grande evento em Outubro.

O que é o TU e porquê transitar?

O ponto de partida (2010) foi a inquietação do sonhar com uma maior interdependência multidisciplinar entre departamentos e/ou grupos de investigação assim como, e talvez mais importante, a vontade de integrar todos os serviços da Faculdade (alunos, ex-alunos, auxiliares, professores, investigadores) e sociedade civil, para, construtiva e criativamente, repensar “Qual é o papel da Faculdade”. E relativamente às relações inter-pessoais (aluno-aluno, aluno-professor, professor-cidadão, as combinações são várias) como gostarias que funcionassem na Faculdade?

Existe, e sempre existiu a “Visão” da Faculdade, então porquê esta busca pelo “papel da Faculdade”?

A resposta prende-se com o envolvimento da comunidade que, de uma maneira ou de outra, diariamente, utilizam este espaço, e portanto também parte delas sentirem essa visão, sentirem-se responsáveis por ela e, talvez mais importante, pratica-la. Neste sentido, o projecto TU, na sua apresentação oficial, convidou os variados representantes dos órgãos e serviços da faculdade para ouvir, de uma maneira geral, a sua “visão” para a faculdade. 



Ronda Jornalística: Ana Mestre (Estudante da FCUL), Luis Amaral (cidadão), José Alves (Representante da Associação dos Trabalhadores da FCUL), José Feijó (Professor da FCUL), Amélia Loução (Vice-Reitora da Universidade de Lisboa), Ana Bela Rocha (Representante da Direcção da FCUL).

Por Tiago Silva

Comments