TU-FCUL‎ > ‎

O que é?

O "TU-FCUL" é uma iniciativa de Transição Universitária na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que tem como objectivo facilitar a Transição. Pretende incentivar outras Faculdades e Universidades a iniciarem os seus movimentos "TU's" cujo objectivo seja a criação de uma rede universitária inspiradora de transição para a sustentabilidade das mesmas!

Tendo consciência que atravessamos uma altura de incertezas quanto ao futuro e estabilidade da nossa vivência no planeta, aguardam-nos desafios que teremos que ultrapassar da forma mais sustentável possível para garantir a nossa sobrevivência e, porque não, uma boa vivência! 

Estamos num local de reflexão, debate, aprendizagem e produção de conhecimento por “excelência”, suportado pela sociedade. Como tal, sentimos o impulso de proactivamente contribuir para o futuro deste espaço, instituição e sociedade.



A ideia de “transição” como conceito de iniciativa começa com a reflexão sobre dois assuntos importantes: o pico do petróleo e as alterações climáticas. Em Totnes, Inglaterra, surge em 2005  o primeiro movimento oficial (Transition Towns Totnes). Desde então, tem vindo a espalhar-se nos últimos anos por todo o mundo. 

Este movimento, pretende entre variadíssimas acções, por exemplo: reduzir o consumo energético, incentivar a produção local e o seu consumo, reconectar as pessoas entre elas e com a Natureza, diminuir a poluição, estimular a comunicação entre as pessoas, etc.